quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Greve dos penitenciários chega ao fim e inscrição para cargo de grevistas demitidos acaba amanhã

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) anunciou no fim da manhã desta quarta-feira que após a decisão da justiça de que a greve seria ilegal, as 93 unidades prisionais de Minas Gerais encontram-se em funcionamento normal. O presidente administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adeilton de Souza Rocha confirmou o fim da greve desde as 20h da noite de ontem, quando foram notificados pela Justiça. “Vamos cumprir a lei”, disse.

Rocha completou que, apesar do fim da greve, os agentes continuarão a falar da superlotação dos presídios e condições indignas de trabalho com movimentos de rua, passeatas e através da intenet.

Elizabete Cardoso, esposa de um dos detentos da Nelson Hungria, confirmou que a greve já acabou e que poderá visitar o marido no domingo. De acordo com a subsecretaria a decisão de ilegalidade da greve ocorreu devido ao risco a segurança da população que ela acarretava com a possibilidade de rebelião e conflitos nos presídios.

Além disso, a greve violaria direitos fundamentais dos detentos como visitas, banhos de sol e assistência à saúde. Um laudo pericial está sendo feito para determinar os danos aos pavilhões do Presídio Dutra Ladeira em decorrência da manifestação do último sábado.

De acordo com Adeilton, do sindicato dos agentes, a única mudança na vida dos detentos foi a falta da visita em alguns presídios por motivos de segurança, pois estavam com 30% do efetivo. No domingo não há banho de sol normalmente, disse. Segundo Elizabete, nada mudou dentro da penitenciária durante a greve. “Eles não são loucos de mexer com a vidinha deles lá não”, exclamou.

Vagas abertas

As 300 vagas anunciadas para agentes agentes penitenciários de segurança, sendo 255 para homens e 45 para mulheres estão abertas e as inscrições para o processo seletivo acabam amanhã. O edital está no site www.seds.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é de responsabilidade do seu autor.