quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Minas registra maiores taxas de redução de homicídios do País




Estado está entre os que mais investe em segurança pública e fecha 2008 com queda de 20% na taxa de crimes, em relação a 2007.

O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi divulgado no dia 19 de agosto. De acordo com o material, Minas Gerais obteve relevantes resultados e lidera o ranking de investimentos em segurança pública com R$ 349,48 investidos por habitante no ano de 2008 – evolução de 62% em comparação ao ano anterior. Com relação aos homicídios dolosos por 100 mil habitantes, houve a redução 20% no Estado.

"Todas as bases de dados sobre violência e criminalidade têm apontado para uma tendência de queda nos índices em Minasaspa-final, afirma o secretário de Estado de Defesa Social (Sedes), Maurício Campos Júnior.

Investimentos por habitante em segurança pública no ano de 2008

Os números são resultados de investimento em programas de prevenção à criminalidade. Com 19 milhões de habitantes, Minas é um dos estados que mais aplica recursos financeiros no órgão de inteligência que compõe o Sistema de Defesa Social, além de ser o primeiro a promover uma integração de suas forças policiais com o sistema prisional.

Programas
Um conjunto de 18 projetos de combate à criminalidade e violência é realizado pela política de Segurança Pública de Minas. Entre eles está o Fica Vivo que conseguiu reduzir os índices de homicídios nas comunidades onde atua em 50%. A reforma e a profissionalização do sistema prisional provocou um salto nos números do sistema que em 2003 dispunha de 5.381 vagas e hoje conta com cerca de 22 mil. Há também a Central de Penas Alternativas (Ceapa), o programa de Mediação e Conflitos, o de Integração Social e outros. As vagas para a internação de adolescentes autores de atos infracionais foram ampliadas em 143,09%.

"A integração dos órgãos de defesa social, e políticas de prevenção e ressocialização de presos e jovens são fundamentais para que a segurança pública dê resultado. É impossível fazer segurança sem investimentosaspa-final, ressalta o secretário Maurício Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é de responsabilidade do seu autor.