terça-feira, 29 de setembro de 2009

Barbacena recebe Disque-Denúncia Unificado e sedia evento


BARBACENA (28/09/09) - Auxiliar o trabalho das autoridades policiais e estabelecer um canal de comunicação entre a população e as polícias, com garantia do anonimato. Esse é o objetivo do Disque-Denúncia Unificado 181 (DDU) lançado nesta segunda-feira (28) em Barbacena, durante o Seminário Regional da 13ª Região Integrada de Segurança Pública.

Disponibilizado através de uma parceria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e Instituto Minas Pela Paz, o serviço foi implantado em Belo Horizonte e Região Metropolitana em 2007 e vem sendo expandido para o interior desde abril deste ano. “Trata-se de uma ferramenta fundamental para o combate a criminalidade que está sendo levada a locais onde os canais de comunicação não existiam ou eram limitados”, afirmou o secretário de Defesa Socia,l Maurício Campos Júnior.

Com dois anos de atuação em Belo Horizonte e RMBH, a central de atendimento do DDU registrou 1,5 milhões de chamadas e 85 mil denúncias recebidas, resultando na prisão de 6.490 pessoas somente até agosto deste ano. No ranking de denúncias, o tráfico de drogas aparece em primeiro lugar, com 54,1% das ligações, seguido por jogos de azar e homicídios. Além da capital e RMBH, o DDU está em funcionamento nas cidades de Uberaba, Montes Claros, Uberlândia, Governador Valadares, Juiz de Fora, Divinópolis, Ipatinga e agora em Barbacena.

Na tarde desta sgunda-feira, durante a solenidade de lançamento, o chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Barbacena, Pedro Antônio Mendes Loureiro destacou a importância do envolvimento do cidadão comum na investigação e apuração de crimes. “O 181 trará essa participação principalmente porque dá ao denunciante a segurança do anonimato”, ressaltou Loureiro.

Detalhes da ocorrência

Após o lançamento do 181, o secretário Maurício Campos, fez a abertura do Seminário Regional da 13ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). O evento faz parte da série de encontros regionais realizados quinzenalmente pela Seds, em cada uma das 16 Risps do Estado. O objetivo é divulgar a metodologia da Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp). A estratégia consiste em promover, a partir de ações conjuntas das polícias civil e militar, o combate à criminalidade utilizando dados detalhados sobre a ocorrência, como data, horário, perfil do autor e reincidência.

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Renato Vieira, apresentou os índices expressivos de queda da criminalidade. “Na contramão do que se vê em outros estados do país, aqui conseguimos, a partir do trabalho conjunto que temos realizado, diminuir gradativamente os índices de violência. Isso demonstra a qualidade da política adotada no Estado”, ressaltou.

Para a prefeita de Barbacena, Danusa Bias Fortes, a integração é fundamental para a eficácia do combate à criminalidade. “Com ações integradas a política de segurança pública ganha força. Só assim a violência e a ameaça à segurança coletiva podem ser de fato enfrentadas”, afirmou.

Desde 2008, quando a metodologia Igesp foi implantada em Barbacena, os índices de criminalidade violenta do município tiveram queda significativa. De janeiro a julho de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008, a redução chegou a 24,36%.

“A metodologia de integração aproxima os atores do sistema de defesa social, fazendo com que eles discutam e dividam responsabilidades, definindo acordos e estratégias que se traduzem na redução dos índices de criminalidade e, conseqüentemente, em mais segurança para a população”, destacou o secretário Maurício Campos.

Neste primeiro dia de seminário, os representantes da Risp de Barbacena reuniram-se com os membros do colegiado de integração do Sistema de Defesa Social, numa oportunidade de levar aos representantes da segurança pública do Estado reivindicações e novas estratégias de combate à criminalidade para o município e região. O Seminário Regional de Barbacena tem continuidade nesta terça–feira (29). O encerramento será na quarta-feira (30), ao meio dia.

Fazem parte do colegiado o secretário Maurício Campos, o comandante geral da PM, Cel. Renato Vieira de Souza, o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, Gilvam Sá, o subsecretário de Administração Prisional, Genílson Zeferino, o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron e a superintendente de Integração da Seds, Geórgia Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é de responsabilidade do seu autor.