terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pronasci financia sistema de detecção de disparos inédito na América


Brasília 1º/02/2010 – A cidade gaúcha de Canoas será a primeira da América Latina a contar com um sistema de detecção de disparos de armas de fogo. O sistema usa uma avançada tecnologia de processamento acústico para identificar ruídos de disparos e localizar rapidamente o momento dos tiros, localização, quantos foram efetuados, quantas armas foram utilizadas e a direção na qual os atiradores se moviam. Se efetivada com sucesso, a tecnologia pode ser levada para os Territórios da Paz e às 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

O acordo, que permitirá a implantação dessa tecnologia, foi assinado nesta segunda-feira (1º), às 15h, no Ministério da Justiça, em Brasília. Além do ministro Tarso Genro e do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, estiveram presentes o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e o secretário municipal de Segurança Pública de Canoas, Alberto Kopittke.

Canoas é o município mais populoso da região metropolitana de Porto Alegre, com 329 mil habitantes. O novo sistema será implantado no bairro de Guajuviras, em uma área de 3,3 quilômetros quadrados. Com 70 mil habitantes, Guajuviras registrou 50 homicídios, sendo 80% por arma de fogo, em 2009. De 2005 até a implantação do Território de Paz do Pronasci, no ano passado, o índice de homicídios crescia em média 30% ao ano, no bairro de Guajuviras. Com o trabalho integrado no Território de Paz, esse número parou de crescer.

Desenvolvido na Califórnia, Estados Unidos, o sistema auxilia a polícia norte-americana em mais de 40 cidades, como Los Angeles, Washington, Chicago, Boston e San Francisco. O convênio será viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com investimentos de R$ 2 milhões, o sistema ficará pronto em seis meses.

Os disparos são identificados por um conjunto de sensores acústicos instalados no topo de prédios – que vão interagir para criar uma cobertura acústica sobre toda a área definida. Esses sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos dentro desta área de cobertura, ainda que o sensor mais próximo esteja desativado. É fornecida a localização de cada incidente utilizando-se coordenadas de latitude e longitude. O local exato do disparo é visualizado em um mapa da área, gerenciado por um software de visualização.

O sistema envia informações detalhadas, entre 9 e 15 segundos após a ocorrência, para a central de monitoramento – no caso, a Central Integrada de Monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – também responsável por gerenciar as ações de segurança no município. Em um episódio com vários disparos, a tecnologia calcula a localização de cada disparo individualmente.

Entre os benefícios da técnica estão dar resposta adequada e rápida às ocorrências, permitindo a captura dos criminosos ainda no local e o socorro imediato às vítimas; fornecer informações imediatas sobre ocorrências que de outro modo não seriam do conhecimento da polícia; aumentar a eficácia do despacho de viaturas, reduzindo custos operacionais; melhorar as condições de segurança dos policiais; gerar provas para processos criminais e permitir a geração de relatórios estatísticos precisos.

Resultados: Mais vidas salvas e prisões de criminosos

A empresa responsável pelo sistema garante um nível de desempenho na detecção e localização de pelo menos 80% dos disparos dentro da área de cobertura. De acordo com dados de monitoramento do sistema, nas cidades norte-americanas que adotaram o método foi possível salvar a vida de mais de 200 pessoas que haviam sido baleadas porque a polícia e os médicos chegaram rapidamente aos locais dos crimes.

Além disso, houve aumento de 50% no número de prisões relacionadas a tiros nas cidades que contam com a técnica. Também se percebeu uma queda mínima de 30% nos crimes violentos e a incidência de disparos foi reduzida entre 60% e 80%.



Fonte: http://www.pronasci.gov.br/noticias/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é de responsabilidade do seu autor.