terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Coronel se indigna com prisão de governador: e com as dos praças?PDFImprimirE-mail
Escrito por Luiz Gonzaga Ribeiro

A mídia repercutiu na última sexta feira (12/02) a manifestação indignada do Coronel Ivan Rocha, chefe do Gabinete Militar do Governador de Brasília, senhor José Roberto Arruda. O motivo de sua indignação seria o fato de o Governador não ter tido o “direito de defesa”, por ter “sido preso, sem ter sido ouvido”.

Não conheço este coronel pessoalmente, portanto não posso, sem o risco de ser leviano, fazer juízo de valor a seu respeito. Contudo, posso afirmar que não há nenhum registro de que este coronel tenha feito a mesma defesa em relação às milhares de prisões praças policiais e bombeiros por todo o Brasil (algumas centenas que ele mesmo tenha determinado), inclusive em Brasília, que não tiveram o direito de defesa; sem o flagrante ou, ao menos, uma acusação de crime; que não foram ouvidos.

Sem querer entrar no mérito da “culpa” ou “dolo” do senhor Arruda, mas admitindo o que a mídia divulgou, a Polícia Federal apurou, o Ministério Público Federal identificou e o que o STJ analisou, é razoável admitir que há, sim, responsabilidade do mesmo em atos flagrantemente criminosos. Ainda assim, o Coronel Ivan se indignou. Não vi, contudo, nenhuma manifestação de defesa do mesmo, no sentido de atestar a inocência do senhor Arruda, apenas a indignação pelo fato de o mesmo não ter tido o direito de se defender no processo, antes de ser preso.

Enquanto isso, centenas - ou milhares - de Policiais e Bombeiros Militares, bem como os militares das Forças Armadas, especialmente praças, são presos em nome da hierarquia e disciplina, por cometimento de faltas disciplinares ou, até mesmo, pela simples vontade de um coronel. Mas coronel Ivan não se indigna com isto, com este Regulamento Disciplinar nojento, que humilha, institucionaliza o assédio moral e permite às pessoas “hierarquicamente superiores” um comportamento como seres humanos superiores. Regulamento que desumaniza e escraviza os trabalhadores praças e que serve ao poder, não valorizando a cidadania.

Este é apenas mais um exemplo do que motiva todos nós praças a fazer da indignação de sermos presos por infrações disciplinares - sem nenhum direito a defesa, prévia ou não, muitas vezes para satisfazer o ego de um coronel -, motivação para uma grande luta, o fim da prisão por faltas disciplinares e até mesmo a desmilitarização das Polícias e Corpos de Bombeiros, como mecanismo de garantia da cidadania e do respeito a que os militares têm direito - e lhes são negados por tantos “Coronéis Ivan”. Coronéis que estão comandando as Policias e Corpos de Bombeiros à serviço dos governadores, como forma de garantir um emprego depois de aposentados ou as benesses e migalhas do poder.

Vamos à luta, pois para acabar com as humilhações das prisões por faltas disciplinares, que não indignam os “Coronéis Ivan”, mas que humilham tantos trabalhadores praças.


www.aspra.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é de responsabilidade do seu autor.